1. Distúrbios hormonais ou doenças
Uma das principais causas para o suor com odor forte (ou cheiro de cebola) são as alterações hormonais ou algumas doenças, como:
-
problemas na tireóide;
-
menopausa;
-
puberdade;
-
diabetes;
-
câncer;
-
infecções.
Nesse caso, o melhor a fazer é manter seus exames periódicos em dia e consultar o médico sempre que sentir algo diferente com o seu corpo, inclusive envolvendo a transpiração e o odor.
2. Hábitos alimentares
Alguns alimentos podem contribuir de forma negativa para a produção de suor com cheiro forte, já que algumas substâncias podem ser expelidas no suor. Por outro lado, alimentos mais leves podem ajudar a eliminar toxinas de forma natural!
Mas quais são os alimentos que contribuem para o mau cheiro no corpo? Veja alguns:
-
alho, cebola, curry, couve-flor e brócolis: possuem alto teor de enxofre;
-
excesso de leite e derivados: demoram mais para digerir e acabam afetando o odor do corpo;
-
carnes em excesso: aumentam a produção de amônia no corpo e deixam o suor com cheiro forte.
A boa notícia é que alguns alimentos podem melhorar o odor corporal, entre eles:
-
frutas: seus nutrientes e vitaminas ajudam a eliminar toxinas e dão um up no cheiro do corpo;
-
água: é essencial para a hidratação e diluir a intensidade do suor;
-
aipo, alfafa, alcachofra, alface: são vegetais ricos em clorofila e água e agem como laxantes, eliminando as toxinas.
3. Tabagismo
Ele é um dos principais fatores que contribuem para o suor com cheiro forte. Isso porque o cigarro altera a composição do suor, deixando ele com um odor mais desagradável, causando mau cheiro nas axilas e outras partes do corpo.
Isso acontece porque as substâncias presentes no cigarro acabam circulando por todo o corpo e são eliminadas pelas nossas secreções, como o suor, oleosidade da pele e saliva. Por isso o cheiro permanece mesmo após as rotinas de higiene.
4. Diabetes tipo 1 ou 2
Como você leu anteriormente, pessoas com diabetes tipo 1 ou 2 podem apresentar suor com cheiro forte, devido ao aumento da transpiração e alteração da sua composição no organismo.
Isso acontece quando o corpo de uma pessoa diabética não tem insulina suficiente para quebrar os carboidratos em energia, produzindo os corpos cetônicos e liberando um cheiro parecido com o da acetona.
5. Exagero nas bebidas alcóolicas
A ingestão excessiva de álcool pode contribuir para o suor com cheiro forte, pois ele vai sendo eliminado pelo suor.
Quando uma pessoa ingere álcool, o fígado faz a quebra e transforma a substância em ácido, que se infiltra pelos poros e sai pela transpiração com o cheiro de vinagre.
E agora, o que fazer com o cheiro de suor forte no corpo?
Como você viu, as causas do suor com cheiro forte são variadas, mas é possível amenizar o odor e acabar com o mau cheiro nas axilas. É só seguir algumas dicas que separamos:
-
tome banho regularmente, fazendo a higiene das áreas que mais transpiram, como debaixo dos braços, partes íntimas, pés e virilha;
-
evite consumir em excesso alimentos que deixam o suor com cheiro forte, como carnes vermelhas, cebola, alho, pimenta, etc;
-
reduza o consumo de álcool e bebidas açucaradas, como refrigerantes e energéticos;
-
pare de fumar;
-
se você tem diabetes, controle a doença adequadamente.
Experimente usar o sabonete antibacteriano Protex Duo Protect. Ele oferece dupla capacidade antibacteriana de longa duração, eliminando 99,9% das bactérias. Com Protex, sua pele fica protegida e livre dos odores!