Se você transpira demais (o nome “técnico” é hiperidrose) e, além do mais, percebe um odor ruim nas suas axilas, já deve ter se perguntado sobre como acabar com mau cheiro nas axilas para sempre. Nada mais justo…
Apesar de ser bem desagradável, o chamado cheiro de cecê pode ser comum, especialmente na fase da adolescência. E isso tem uma explicação: nesta fase da vida tão desafiadora, o corpo passa por mudanças hormonais que interferem no aumento da atividade das glândulas sudoríparas.
Por isso, quem tem mau cheiro nas axilas é porque essas glândulas estão produzindo um suor rico em proteínas que facilitam a ação das bactérias.
A boa notícia é que o forte odor nas axilas tem solução.
Sem demora: veja como acabar com mau cheiro nas axilas para sempre
A puberdade não é fácil para ninguém, nem para pais, nem para adolescentes. Aliás, é justamente quando as relações sociais se intensificam. Pode ser um primeiro namoro, as festinhas nas casas dos amigos e as viagens em turma…
E aí, o temido cecê aparece com mais frequência, gerando constrangimentos e a dúvida de como acabar com mau cheiro nas axilas para sempre.
A boa notícia é que existem algumas medidas que ajudam a acabar com o mau cheiro. Lógico que cuidar da higiene pessoal e usar produtos específicos não fica de fora dessa lista - apesar de a adolescência, por exemplo, não ser exatamente sinônimo de cuidados pessoais em muitos casos.
Ah, sem esquecer também das visitas regulares ao(à) dermatologista em casos mais graves. Mas tem também hábitos bem simples que ajudam bastante…
1. Escolha um sabonete antibacteriano
O sabonete antibacteriano, como seu nome sugere, ajuda a reduzir as bactérias na pele, especialmente as que causam o mau odor nas axilas.
Outro benefício é que esse tipo de sabonete não elimina totalmente a transpiração – que é uma resposta natural do corpo para eliminar toxinas. Tem mais: eles podem até mesmo prevenir infecções superficiais nas axilas.
Um exemplo disso é o sabonete antibacteriano Protex Limpeza Profunda, que remove gordura e impurezas dos poros para uma pele saudável. Isso porque ele tem uma fórmula com óleo de linhaça que penetra na pele, fortalecendo suas defesas naturais com proteção de dentro para fora.
2. Lave as axilas corretamente
Para quem busca formas de como acabar com mau cheiro nas axilas para sempre, é essencial fazer uma limpeza mais dedicada com água e sabonete.
Daí você pode se perguntar: qualquer tipo de sabonete serve para tirar cheiro de cecê?
Depende. Lavar a axila com sabonete já é suficiente para deixar a região cheirosa. Mas é preciso lembrar que, após longas horas, a sudorese pode surgir junto com as bactérias.
Por isso, o sabonete antibacteriano é um ótimo aliado.
3. Troque o desodorante pelo antitranspirante
Outra maneira eficiente de como tirar odor das axilas é substituindo os itens de higiene pessoal. O tradicional desodorante pode até mascarar o cheiro de cecê, mas não é eficiente para resolver a raiz do problema: a produção excessiva de suor.
Uma boa alternativa é apostar nos antitranspirantes. Eles têm ingredientes que formam uma “película” nas glândulas sudoríparas, diminuindo a quantidade de suor (e bactérias). Pronto, é mais uma opção para dar adeus as axilas com odor.
4. Mantenha suas axilas secas
Depois da higiene completa no banho, não esqueça de secar bem a região da axila. Afinal, um ambiente úmido pode ser perfeito para as bactérias se proliferarem – e também produzirem o famoso cecê.
Quando a axila está seca, também fica mais fácil prevenir irritações, já que o atrito entre a roupa e a pele úmida pode causar alergias. Portanto, ao perceber que a axila já está um pouquinho molhada, seque imediatamente.
5. Prefira tecidos de algodão
Outra atitude para saber como acabar com o cecê, é pensar no tipo de tecido do dia a dia, principalmente em dias mais quentes. O ideal, nesse caso, é dar preferência a peças de algodão.
Isso porque o algodão permite uma melhor ventilação, reduz o acúmulo de umidade e permite que o suor evapore mais facilmente.
6. Cuide da alimentação
Pode parecer estranho, mas o odor nas axilas também é influenciado por fatores que vão além da higiene pessoal. A dieta, por exemplo, pode contribuir para o cecê, especialmente quando são consumidos alimentos ricos em enxofre, como:
-
alho;
-
cebola;
-
alguns tipos de peixe.
Isso porque os compostos que são metabolizados pelo corpo são liberados pela transpiração. Vale lembrar que tomar muito café também pode afetar o odor corporal.
Por isso, é fundamental beber bastante água e seguir uma dieta equilibrada com: