Higienize os pincéis de maquiagem
Os pincéis acumulam restos de maquiagem, óleo e sujeira, que podem obstruir seus poros. O ideal é lavá-los uma vez por semana seguindo esses passos:
molhe os pincéis em água morna;
aplique um sabonete suave, shampoo infantil ou específicos para pincéis de maquiagem;
massageie as cerdas para remover resíduos.
enxágue bem e esprema o excesso de água;
deixe secar ao ar livre, com as cerdas para baixo.
Cuide da alimentação e beba bastante água
Alimentos ultraprocessados, com altos níveis de açúcar, gorduras ruins e aditivos, podem agravar a acne. Já frutas e verduras são repletas de vitaminas e antioxidantes que mantêm a pele saudável e livre de toxinas. Prefira opções como:
frutas vermelhas (morango, framboesa, amora): cheias de antioxidantes que protegem a pele contra danos e inflamações;
peixes ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, atum): reduzem a inflamação da pele, ajudando a amenizar a acne;
vegetais de folhas verdes (espinafre, couve, alface): oferecem vitaminas e minerais que fortalecem a saúde da pele;
nozes e sementes (chia, linhaça, amêndoas): equilibram hormônios e promovem uma pele mais resistente.
Além disso, beba bastante água para ajudar na eliminação de toxinas e manter a pele hidratada. Calcule sua necessidade ideal multiplicando seu peso por 35 ml. Por exemplo, se você pesa 80 kg, deve ingerir no mínimo 2,8 litros de água por dia (80 x 35 = 2,8 litros).
Evite espremer as espinhas
Esse passo pode ser mais difícil para algumas pessoas, mas tenha em mente que ao espremer as as espinhas, você pode:
Em vez de espremer, tente usar tratamentos tópicos, como cremes ou géis — sempre indicados por um dermatologista. Esses produtos ajudam a secar e reduzir a espinha sem os efeitos negativos da compressão.
Se estiver realmente incomodando, vá a um esteticista ou dermatologista para removê-la de maneira segura e profissional. Além de resolver o problema, ele poderá te dar mais dicas de como evitar cravos e espinhas de acordo com as suas necessidades.
Troque fronhas e toalhas com frequência
Trocar fronhas e toalhas regularmente é super importante para quem quer saber como evitar as espinhas mas ainda não identificou todos os fatores por trás da causa. Itens que encostam na sua pele com frequência acumulam sujeira, óleo e bactérias:
fronhas: quando sujas podem transferir sujeira e óleo para seu rosto enquanto você dorme. Troque-as pelo menos uma vez por semana;
toalhas: quando úmidas, acumulam bactérias prejudiciais para a pele. Use uma toalha limpa e seca para enxugar o rosto e o corpo. Troque-a depois de três usos ou uma vez por semana.
Gerencie o estresse
Em períodos de estresse, o corpo produz mais cortisol (hormônio do estresse), que pode desencadear o aumento da produção de óleo na pele. Aqui estão algumas dicas para evitar que isso aconteça:
pratique atividades físicas: exercícios liberam endorfina, que é literalmente o hormônio da felicidade;
durma bem: crie uma rotina de sono com horários fixos e organize um ambiente propício para isso. O descanso apropriado ajuda a manter o equilíbrio hormonal;
pratique a respiração profunda: isso pode acalmar sua mente. Experimente a técnica 4-7-8: inspire pelo nariz por 4 segundos, segure o ar por 7 segundos e expire pela boca por 8 segundos. Repita de 4 a 8 vezes para aliviar a ansiedade ou facilitar o sono;
medite: reserve alguns minutos por dia para desacelerar e acalmar a mente.