A pele dos bebês é um órgão fascinante que se encarrega de protegê-los contra bactérias, raios solares e infecções. Mas em certas ocasiões, essa primeira defesa pode se debilitar e provocar alguns incômodos e mudanças em sua aparência. Uma delas é a da pele do bebê descascando.
De fato, um dos problemas mais comuns enfrentados pelos pequenos é a pele seca. Essa condição pode surgir por diferentes razões, como:
E a base disso é que a pele descamada de um recém-nascido está relacionada com a falta de umidade na barreira cutânea. Por não reter a umidade de maneira correta, a pele pode apresentar sintomas como irritação, coceira e descamação.
E é sobre tudo isso que vamos falar na sequência para você não só prevenir, mas também para conversar melhor com o(a) pediatra. ;)
É normal a pele do bebê descascando?
Mais do que você imagina! Essa condição da pele é totalmente normal e, na real, pode ser considerada como um sinal de que seu(ua) bebê está desenvolvendo o tipo de pele que necessita para o seu novo ambiente.
Um estudo da March of Dimes, por exemplo, explica que isso acontece por causa da mudança de temperatura. Depois de passar 9 meses em um ambiente úmido e rodeado de líquido amniótico, os bebês saem para o mundo exterior,um ambiente seco que pode provocar a descamação da pele.
Na maioria das vezes, a descamação pode ser resolvida com pequenas mudanças na rotina de higiene.