1. Ciclo menstrual
A faixa normal de pH vaginal varia, mas geralmente fica entre 3,8 e 4,5 (em uma escala de 0 a 14). Porém, durante o ciclo menstrual, os níveis hormonais podem passar por transformações, deixando o ph vaginal baixo ou alto demais.
Por exemplo:
- fase pré-ovulatória: os níveis de estrogênio podem aumentar, deixando o ambiente vaginal mais alcalino (com um pH mais elevado);
- fase pós-ovulatória: após a liberação do óvulo, os níveis de estrogênio podem diminuir e os níveis de progesterona aumentar. Isso pode deixar a vagina mais ácida (causando a diminuição do pH).
2. Gravidez
Os sintomas de ph alterado podem surgir nos três primeiros meses de gestação. É nesta fase que os níveis de hormônios (estrogênio e progesterona) podem aumentar, justamente para que o corpo consiga sustentar o feto.
O resultado é um aumento do pH, que torna o ambiente vaginal mais alcalino.
Algumas mulheres podem notar alterações no odor e até mesmo um aumento no fluxo sanguíneo na área pélvica. Mas vale lembrar que isso não é uma regra, já que as mudanças no pH vaginal podem variar de mulher para mulher.
3. Alimentação
Isso mesmo! Certos alimentos podem influenciar indiretamente na acidez vaginal, afetando a saúde íntima e o equilíbrio geral do corpo:
- pH mais ácido: pode ser alcançado quando a dieta é rica em alimentos mais ácidos, como carnes, produtos lácteos (iogurtes) e frutas (como laranja e limão);
- pH mais alcalino: pode ser resultado de uma dieta rica em vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve.
É bom lembrar: o consumo excessivo de açúcar pode ter um impacto negativo no pH vaginal, já que contribui para o crescimento de leveduras – como a Candida albicans, que pode causar infecções fúngicas, como a candidíase.
Então, se possível, reduza a ingestão de alimentos açucarados e beba água para manter o equilíbrio do corpo!
4. Imunidade
O sistema imunológico tem a importante missão de proteger o corpo contra infecções.
Ou seja, se você estiver com a imunidade baixa, a capacidade do seu corpo de combater bactérias e outros microrganismos pode ficar comprometida.
Isso pode resultar em um desequilíbrio da flora vaginal, aumentando o risco de infecções na região íntima feminina.
Daí você pode estar se perguntando: o que pode afetar a minha imunidade?
As causas são diversas e, entre elas, é possível destacar:
- estresse;
- dieta pobre em nutrientes;
- doenças crônicas (como diabete, por exemplo);
- tratamentos médicos com corticosteroides e/ou imunossupressores.