Uma tatuagem pode ser um sentimento, lembrança ou tantas outras referências pessoais na pele. Mas é importante seguir cuidados para evitar uma infecção na tatuagem, o que pode prejudicá-la.
Até porque esses cuidados para evitar uma tatuagem infeccionada são simples. Basta um olhar atento para sua higienização correta e alguns outros pontos super fáceis.
Veja neste conteúdo cinco formas para evitar a inflamação do seu desenho na pele.
Como saber se a tatuagem está inflamada?
Antes de qualquer coisa, é importante saber identificar a infecção tatuagem. Primeiro, saiba que a região tatuada pode apresentar algum tipo de vermelhidão ou irritação. Isso é normal nos primeiros sete dias após o procedimento, pois a pele vai tentar se defender daquele ferimento aberto.
A tatuagem inflamada não é algo comum, mas pode acontecer facilmente. Por se tratar de uma ferida, a pele fica propensa a entrada de bactérias e outros agentes que podem causar inflamações e doenças. Uma forma de identificar a infecção é olhar para como sua pele reage após os primeiros sete dias.
Caso a pele apresente uma vermelhidão no ponto da tatuagem após esse período, é um sintoma de infecção. Outros são a coceira extrema e a elevação do desenho na derme.
Em alguns casos, a tattoo inflamada pode aparecer pus. Isso indica uma condição grave, e deve ser procurado um médico para conseguir combatê-la.
5 formas de evitar uma infecção na tatuagem
Quando você perceber a tatuagem infeccionada, o que fazer? Primeiro, é importante manter a calma e pensar em formas de mitigar esse problema. Separamos alguns cuidados com a tatuagem para evitar qualquer tipo de infecção.
Prefira um estúdio de confiança para se tatuar
Ter um espaço de confiança, com um profissional que tem uma boa reputação e que seja, de preferência, indicado é uma das maneiras de evitar uma tattoo inflamada. Fique atento para a higiene do local, principalmente no uso das agulhas e bobinas.
Também preste atenção às indicações do profissional vai te passar nos cuidados com a tatuagem nos primeiros dias. Todos esses pontos ajudam a evitar uma infecção futura.
Mantenha a higienização adequada
A higiene é fundamental para que seu desenho não inflame. Inclusive, essa é uma boa maneira de cuidar da tatuagem inflamada. Procure sempre fazer uma limpeza adequada, usando sabonete para tatuagem ou antisséptico. Além disso, utilize sempre água gelada na região para não danificar suas cores.
Não coce a tattoo
Tem como saber se a tatuagem inflamou apenas notando a intensidade da coceira. A região coçar é normal nos primeiros dias, mas pode se tornar intensa caso tenha alguma infecção. Nesse caso, nunca coce sua tattoo. Isso atrapalha o processo de recuperação da pele e pode danificar seu desenho.
Quando você sentir muita coceira na ferida na tatuagem, é indicado fazer uma boa higienização com sabonetes indicados para isso, como destacamos anteriormente. Também é uma boa saída fazer compressa de gelo na região, que ajuda a aliviar a sensação de coceira.
Use os produtos indicados pelo especialista
Se você não souber o que fazer com tatuagem inflamada, não hesite em procurar um especialista. Ele vai indicar os produtos corretos para combater a infecção, sem agredir ainda mais sua tattoo. Geralmente, a indicação é pelo uso de pomadas para cicatrização e higienização correta na região machucada.