Estímulo ao colágeno para uma pele firme
Imagine o retinol como um líder incentivando seus funcionários a trabalharem melhor. Pois é… é assim que ele faz com as células da sua pele, os fibroblastos. Ele as estimula a produzirem mais colágeno, que é a proteína responsável pela firmeza e estrutura da pele, e elastina.
Esse aumento promove um aspecto mais firme, com menos linhas de expressão e maior elasticidade.
Defesa contra danos externos
A ação antioxidante de um sérum retinol combate os radicais livres gerados pela poluição, radiação ultravioleta e outros agentes externos, que são os principais responsáveis por atacar a vitalidade e a saúde da pele.
Com seu uso contínuo, a barreira cutânea fica fortalecida e mais resistente aos danos causados pelo ambiente.
Mas quando é indicado usar retinol?
O uso do retinol deve ser avaliado pelo dermatologista, que indicará a possibilidade, concentração ideal e a frequência, de acordo com as características da sua pele.
É uma substância que funciona muito bem em peles maduras, com danos solares e acne, pois como você já sabe, estimula a renovação celular e ameniza os sinais do tempo.
E qual a melhor maneira de ser aplicado?
Por ser fotossensível, ou seja, sofrer impactos pela sua sensibilidade à luz, é necessário que o retinol seja aplicado à noite, antes de dormir, quando sua pele já estiver limpa e seca. Você pode usar uma pequena quantidade do produto, equivalente a um grão de ervilha, e espalhar de forma uniforme pelo rosto, até a completa absorção.
Mas é importante evitar a área dos olhos e os cantos do nariz e da boca, pois essas regiões são mais sensíveis que o restante do rosto e podem ficar irritadas. Ah, e claro, não se esqueça de lavar bem o rosto pela manhã para remover quaisquer resquícios do produto e usar, indispensavelmente, o protetor solar.