Quais são os cuidados práticos?
Manter uma rotina de cuidados é essencial porque a pele, assim como todo o organismo, evolui com a idade. No caso dos peles, o desenvolvimento completo da pele só termina no terceiro ano de vida, segundo a Academia Americana de Pediatria.
Conheça mais sobre a pele do seu bebê:
Use sabonetes hipoalergênicos
Por ter um pH neutro, a pele dos pequenos precisa ser tratada com sabonetes hipoalergênicos para evitar alergias. Além de limpar delicadamente, os sabonetes hipoalergênicos se caracterizam por terem fórmulas suaves que não irritam o seu bebê durante o banho.
E se você quiser experimentar uma opção nas suas próximas compras, o sabonete Protex Baby com glicerina de origem natural tem justamente uma fórmula suave sem corantes e sem parabenos, que ajuda a manter a barreira protetora natural da pele do seu bebê.
Seque a pele do seu bebê delicadamente
Depois de cada banho, é muito importante secar bem seu(ua) pequeno(a).
E por serem tão fofinhos, os bebês precisam ter as dobrinhas bem secas para que não fiquem com acúmulo de umidade. Mas isso não quer dizer que basta passar a toalha de qualquer jeito…
Tente secar com pequenos toques ou palmadinhas usando a toalha mais suave que você tenha.
E por que fazer movimentos delicados? Porque atrito excessivo pode não só incomodar o bebê, mas também causar danos à barreira natural da pele.
O recomendável é utilizar toalhas de algodão orgânico e evitar os tecidos sintéticos, já que eles podem causar alergia e outros incômodos. Mas sempre consulte o(a) pediatra, combinado?
Troque as suas fraldas com frequência
Limpar com frequência as regiões em que a fralda tem contato com a pele é fundamental porque isso ajuda a evitar possíveis irritações em sua pele.
Seja utilizando fraldas descartáveis ou de tecido, a prioridade é manter o seu bebê limpo e seco, evitando desconfortos e irritações.
E cada mudança de fralda é uma nova limpeza, motivo pelo qual existem produtos específicos para bebês, o que proporciona um melhor cuidado de sua pele tão delicada. Por isso, prefira produtos com formulações suaves e hipoalergênicas para que não alterem a barreira cutânea do seu bebê, sempre consultando o(a) pediatra