Por muito tempo foi popularizada a ideia de que a pele do bebê é suave, lisa e praticamente sem imperfeições. Entretanto, isso não é totalmente verdadeiro.
Assim como os adultos, os bebês também podem ter a pele seca e áspera por diversos motivos.
Como a pele do bebê é fina e delicada, ela é mais suscetível a perder umidade e ressecar. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele dos bebês tem um nível de hidratação mais baixo do que a dos adultos. Por isso, a pele deles tem necessidade de muita atenção.
Características da pele do bebê
A pele dos bebês também tende a ser seca porque o pH médio de um recém-nascido tende a ser neutro (próximo a 7 na escala de pH), enquanto que o pH de um adulto é de 5,5 (mais ácida). Quando o pH da pele sobe para 7, ela sofre um desequilíbrio e isso pode provocar perda de água e desidratação.
Por outro lado, também é importante mencionar que há outros fatores que podem ressecar a pele do bebê:
- o ar condicionado, por exemplo.
- as baixas temperaturas.
- e a exposição ao sol.
Inclusive viver em um clima muito seco, extremamente frio ou ter antecedentes familiares de pele seca influem nessa condição.
Se você notar que a pele do seu bebê se irrita com facilidade e se você a sente áspera ao tato, o ideal é consultar um especialista e perguntar por produtos com ingredientes que ajudem a manter a pele hidratada.
Mas, aqui nesse conteúdo, já falaremos com você sobre a glicerina, um ingrediente de origem natural que pode ser de grande ajuda para tratar a pele seca do bebê.