As crianças são naturalmente curiosas, mas quando o assunto é higiene pessoal, muitas delas correm para longe. Por isso, é importante que os pais ensinem quais são os hábitos de higiene na educação infantil.
Se os baixinhos ainda não entendem a importância da higiene na educação infantil, é importante que você ensine pelo exemplo. Afinal, a sujeira é um prato cheio para que os fungos e bactérias façam a festa no organismo frágil das crianças.
Veja neste conteúdo como ensinar desde cedo que a higiene pessoal infantil deve ser praticada sempre.
Os quatro hábitos de higiene na educação infantil para toda a vida
Lavar as mãos, escovar os dentes ou tomar um bom banho são hábitos de higiene na educação infantil que devem estar na rotina de qualquer criança.
Por isso, estabeleça uma rotina saudável que possa ser seguida por uma vida inteira.
1. Ensine logo cedo e dê o exemplo
Quanto mais cedo o(a) seu(a) filho(a) aprender sobre os hábitos de higiene infantil, mais facilmente eles serão inseridos na rotina. Nesta etapa, é importante oferecer incentivos e tornar essas atividades comuns ao cotidiano da criança.
Como as crianças aprendem pelo exemplo, uma boa ideia é fazer com a criança:
-
escovem os dentes juntos;
-
lavem as mãos após o banheiro ou antes, de comer;
-
não pule a rotina de dar banho todos os dias;
-
mostre a importância das unhas limpas.
Além disso, tente entreter a criança e fazer as atividades de forma lúdica e prazerosa, cantando uma canção relacionada, deixando brinquedos na banheira ou colando adesivos na parede do banheiro.
Seja paciente, já que as crianças pequenas podem levar mais tempo para desenvolver hábitos.
2. Ensine sobre consistência
Os hábitos de higiene da criança são uma construção diária e os pais devem ensinar isso aos filhos. Afinal, todos os dias a criança precisa fazer as atividades básicas de limpeza, seja com o banho no fim do dia ou ao lavar as mãos quando tocar em uma superfície suja.
Por isso, explique com calma em quais momentos cada uma das atividades deve ser feita.
Crie um mural de rotina para a criança: ela vai conseguir ver o que precisa ser feito em cada parte do dia e ter previsibilidade. Isso proporciona um ambiente seguro para aprender novos hábitos.
Use as histórias e o imaginário infantil ao seu favor. Quando for falar das temidas cáries, conte uma historinha envolvente, que mostre as consequências da falta de escovação, mas sem assustar os pequenos, combinado?