5 cuidados para evitar tatuagem desbotada
Falamos um pouco sobre os cuidados nos primeiros dias após fazer sua tatuagem. Também, deixamos alguns pontos que levam as cores saírem da pele. Agora, é hora de saber como evitar uma tatuagem desbotada na sua pele. Com poucos cuidados, é possível deixar seu desenho sempre com boa aparência. Vamos lá!
Evite a exposição ao sol
A exposição solar pode levar a perda das cores do desenho. Para não ter uma tatuagem apagada, evite o contato intenso com o sol nos primeiros dias. Eles ressecam a pele e deixam mais propensa a perda de cor. Isso fica mais intenso por conta da pele já machucada da sessão e propícia a outras agressões.
Não se esqueça do protetor solar
Vimos que o contato com o sol pode deixar a tatuagem desbotada durante a cicatrização. Sempre passe protetor solar quando estiver em exposição solar. Isso ajuda a manter as cores vivas na pele por mais tempo. Para além das suas tatuagens, o protetor é essencial para evitar diversas doenças, como o câncer de pele.
Não esfolie a tatuagem
É normal a tatuagem ficar feia na cicatrização. Por isso, evite procedimentos para deixá-la mais bonita. Um deles é a esfoliação. Ela faz uma remoção profunda das células mortas. Porém, também remove as cores do desenho nesse mesmo processo. Mesmo que seja boa para pele, ela não é indicada para as tatuagens.
Mantenha a hidratação em dia
Para evitar a perda das cores no processo de cicatrização, é essencial contar com um hidratante para tatuagem. O produto ajuda a repor os líquidos perdidos durante o processo. Ele vai proteger a coloração, ao mesmo tempo que garante uma cicatrização saudável e normal da região. Isso evita uma tatuagem desbotada.
Retoque sempre que possível
Retocar a tatuagem é um processo mais comum do que parece. Ele ajuda a evitar uma tatuagem falhada, por exemplo. No decorrer do tempo, é normal o desenho apresentar falhas nas cores. Por isso, levante a possibilidade de retocar essa coloração sempre que possível.
O que fazer quando a tatuagem perde a cor?
Com a tatuagem desbotada, o que fazer? Caso você não tenha seguido as sugestões de cuidados, é possível que seu desenho tenha perdido a cor. Nessa hora, a primeira coisa a se fazer é procurar um tatuador profissional. Ele vai orientar sobre a melhor solução para seu caso.
A princípio, a melhor saída é fazer o retoque das cores. Sua pele não vai conseguir recuperar as cores que se perderam. Porém, fique atento aos sinais. Quando perceber a tatuagem ficando branca, não se desespere. É um processo normal do corpo e não sua pele expulsando a cor. Basta limpar e continuar com os cuidados.
Que produtos usar para manter viva a cor da tattoo?
Existem algumas formas de como deixar a tatuagem mais viva. Uma delas, é usar os produtos corretos durante a cicatrização. Nos primeiros dias após o traçado, conte com uma boa pomada para ajudar seu corpo a cicatrizar e proteger a região cutânea.
Outra boa dica é usar os produtos corretos para sua higienização. Separe um sabonete neutro e antibacteriano para que sua derme fique protegida. Além disso, vai garantir que o desenho se mantenha sempre bonito.
Para deixar as cores de sua tatuagem sempre vivas e garantir hidratação diária, recomendamos os produtos da linha Protex Tattoo.
Dúvidas frequentes sobre tatuagem desbotada:
Por qual motivo a tatuagem fica esbranquiçada?
O motivo de porque a tatuagem fica esbranquiçada é pelo ressecamento da pele. Logo após a sessão de tatuagem, a pele fica muito machucada e perde muito líquido. Por isso, é normal apresentar uma leve coloração esbranquiçada na superfície do desenho.
Por que a tatuagem fica verde?
A reação da tinta com a pele é um dos motivos do porque a tatuagem fica verde. Isso pode acontecer quando a tinta preta entra em contato com a pele. A sua pigmentação pode se alterar na medida que os dias passam. Cabe ao profissional identificar as cores para esse problema não ocorrer no futuro.
Quanto tempo leva para a tattoo desbotar?
O tempo para desbotar é relativo ao espaço do corpo que está o desenho. Uma tatuagem desbota mais fácil em áreas com muita exposição solar, como os dedos. Nesse lugar, também influencia na perda da coloração o movimento contínuo. Em média, uma tatuagem demora dois anos para desbotar nesta região.