Já sentiu algumas casquinhas descamando, coceira, vermelhidão, opacidade ou uma textura levemente áspera na sua pele? Essas são algumas características da pele seca. E isso pode acontecer por conta de diversos fatores, como o desequilíbrio na produção de oleosidade que lubrificam a epiderme.
Quando a pele está ressecada, ela se torna mais sensível e vulnerável a irritações, inflamações, vermelhidões e outros tipos de desconforto devido à falta de óleos protetores na superfície. E, para repor essa barreira de proteção, é preciso manter uma rotina de limpeza e hidratação.
Neste conteúdo feito com carinho para você, vamos tirar todas as dúvidas de quem está com pele ressecada descamando ou tendo problemas com a falta de proteção facial e corporal. Inclusive, indicando os principais cuidados que você deve ter no dia a dia.
Vamos lá!
Tipos de pele: como saber se você tem pele seca?
Essa é uma ótima pergunta. E, principalmente, o principal ponto de partida: ou seja, se observar. A pele seca tem algumas características bastante específicas, entre elas estão:
- coceira;
- descamação;
- aparência sem viço e luminosidade;
- aspecto esbranquiçado;
- alta sensibilidade;
- textura escamosa;
- lesões;
- manchas vermelhas;
- ardor;
- e sensação de repuxamento.
Caso a sua pele tenha um ou mais desses sinais, é preciso ficar de olho e averiguar as regiões onde está mais ressecada. Essas características normalmente indicam que você precisa de uma hidratação diária com produtos mais suavizantes.
E aqui vale uma dica fundamental: na dúvida, sempre fale com o(a) dermatologista para se certificar de que a sua pele vai ter a atenção que merece também de um(a) especialista, combinado?
Aliás, uma das dúvidas mais frequentes em consultórios de dermatologia é justamente a de saber se a pele é seca ou oleosa.