Tatuagem colorida é tudo de bom, né? Melhor ainda é ficar por dentro dos cuidados necessários para manter a beleza e as cores vivas por muito mais tempo, com o mesmo carinho de quando você pensou no desenho. A arte na sua pele merece!
Os cuidados com a tatuagem são mais simples do que você imagina, começando por uma lista simples que deve contar com:
-
dedicação durante a fase de cicatrização;
-
cuidados com a pele tatuada;
-
uso de produtos específicos para preservar a qualidade de sua tattoo (super importante!).
Então, vamos conferir como prolongar a duração dos pigmentos de tatuagem e fazer com que a sua tatuagem colorida continue com o mesmo brilho por muito tempo? Veja como fazer isso com algumas dicas práticas a seguir!
Cuidados básicos para evitar uma tatuagem desbotada
Para começar, vamos aprender como cuidar da sua tatuagem colorida durante o primeiro mês?
Os procedimentos valem tanto para tattoos coloridas como também para as monocromáticas. Anote aí o que você precisa fazer para passar por essa fase e chegar a um resultado do jeitinho que você imaginou, sem falhas e sem desbotar!
Dica 1 – Pratique uma alimentação saudável
Sabe aquela máxima “Você é o que você come”? Essa é uma frase que faz todo sentido (além de ser o título de um livro do autor Alan Levinovitz). Alguns alimentos podem prejudicar a reação do organismo durante a cicatrização.
Por isso, enquanto sua tatuagem colorida cicatriza, é fundamental evitar:
Também é recomendado não exagerar na ingestão de doces, massas, frutos do mar e bebidas alcoólicas. Eles são considerados pró-inflamatórios e favorecem problemas como inchaço, coceiras, dores e formação de queloide (uma cicatriz que interfere totalmente no desenho).
Por outro lado, você pode dar aquela força à sua pele. Consuma alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Aposte em tudo que é saudável, especialmente frutas e legumes, e beba bastante água.
Dica 2 – Fazer a higienização correta
Aqui vai um conselho valioso para tatuagem colorida: faça a limpeza com muito critério, três vezes por dia. Inclua nessa rotina produtos com propriedades que ajudam a sua pele a se acostumar bem com essa novidade (isso impacta muito na cor e no brilho da ilustração).
Mire em sabonetes especiais com potencial ação antioxidante, contendo vitamina B3 (niacinamida) — que impulsiona a renovação das células — e vitamina E — super aliada por ser anti-inflamatória. Junto a uma boa pomada para cicatrização, vai ser o combo perfeito!
Dica 3 – Não tocar excessivamente na tatuagem
Assim como qualquer outra, sua tatuagem colorida vai descascar enquanto cicatriza, e a tentação de arrancar as casquinhas é grande! Porém, vamos combinar: isso está terminantemente proibido, ok?
As casquinhas fazem parte da renovação da pele. Por isso, causam a impressão de uma tatuagem desbotada e precisam cair naturalmente. Do contrário, você pode se machucar ou provocar falhas no desenho. É preciso ter paciência e superar, inclusive, a coceira, que também é comum com a tatuagem descascando.
Dica 4 – Proteja-se do sol
Expor a tatuagem ao sol durante a cicatrização é algo que você deve evitar a todo custo. Nem mesmo o protetor solar consegue oferecer uma proteção completa nesse momento. O melhor é ir pela sombra, literalmente!
Portanto, se você é do tipo que curte praia e calor, pense duas vezes antes de fazer uma tatuagem no verão. Pode ser difícil conter a vontade de aproveitar os dias quentes, e ainda super desconfortável esconder o corpo do sol.
Dica 5 – Seguir as orientações do tatuador
Por último, mas não menos importante, escolha um estúdio seguro para fazer sua tatuagem colorida. Cheque bem as condições de higiene e segurança do local — como uso de materiais descartáveis e a limpeza do lugar e pesquise informações sobre o tatuador ou a tatuadora para se certificar de que são confiáveis.
Bons profissionais também vão saber orientar muito bem o que você precisa fazer para manter a qualidade da tattoo. É por essa razão que a confiança é essencial para alcançar um bom resultado.
Agora que já sabemos tudo sobre a cicatrização, vamos ver as dicas para cuidar com carinho da sua arte para o resto da vida!